29.8.11

Ensaio Magna

Dois post no mesmo dia!! É que eu não aguento ver a ansiedade de quem eu fotografo e logo posto algumas fotos para matar a curiosidade. (rsrsrs).

Bom, depois de conhecer a Vila Maria Zélia, impossível não voltar lá para um ensaio. Mas a história dessas fotos começou bem antes. Eu já pensava num lugar exatamente como a vila para fazer as fotos da Magna. Foram meses de procura em São Paulo. Eu já estava quase desistindo de uma locação como eu imaginava quando conheci a vila. Não tive dúvidas a sessão tinha que ser lá!!

O tempo colaborou, um sol lindo! Saímos cedinho, 7:30h e acabamos o ensaio por volta das 13h. Foi um dia cansativo, mas valeu a pena! As fotos ficaram lindas!!

Agradecimentos a Doris e Éride, da associação de moradores da Vila Maria Zélia.












Vila Maria Zélia


Amo minha terra, Santa Catarina, mas a cada dia, me apaixono um pouquinho mais por São Paulo. 

Fernando e eu, adoramos fotografar, mesmo quando não seja para algum trabalho profissional, sempre saímos com nossa câmera a mão. Também adoramos passear de moto. Então, juntamos duas paixões e sempre que podemos fazemos nossas “saídas fotográficas”: passeando pela capital, interior, conhecendo lugares, pessoas e histórias.

Um dos lugares que gostei muito de conhecer foi a Vila Maria Zélia, a primeira Vila Operária do Brasil. Construída no período de 1911 a 1916, foi idealizada pelo industrial Jorge Street, para abrigar os 2.100 operários especializados da Cia Nacional de Tecidos de Juta.

Hoje é constituída por aproximadamente 200 casas com mais de 600 habitantes. Localizada no bairro do Belenzinho a vila recebe mais de 1.000 visitantes semanais, entre estudantes de arquitetura, artistas, políticos e várias personalidades em geral. Um local muito procurado para gravações de seriados, novelas, propagandas e matérias de telejornais.

Sua arquitetura europeia apresenta casarões, armazéns e colégios do começo do século, como a Escola de Meninas e a Escola de Meninos, isso mesmo, os estudantes eram separados pelo sexo, não podiam estudar juntos.

Ao chegar à Vila Maria Zélia lembrei-me dos tempos de repórter em Santa Catarina, pois era impossível olhar aqueles casarões em ruinas e não querer saber o que aconteceu ali.

Caminhando pelas pacatas ruas, fomos carinhosamente abordados por um grupo de crianças que ali moram.  Elas foram nossos guias, nos mostraram e contaram um pouco da história do lugar, algumas até assustadoras, que o imaginário delas talvez tenha criado.

Conhecemos, ainda que rapidamente, o Sr. Dedé, um senhor apaixonado pelo lugar em que vive, sentimos nas poucas palavras que ouvimos dele.

Ao mesmo tempo em que ficamos fascinados pelo lugar, a tristeza tomou conta de nós em ver tanta história desmoronando e desaparecendo para sempre. Várias casas na vila são tombadas pelo patrimônio histórico, mas estão muito desgastadas pelo tempo e até depredadas pela ação humana. Os antigos moradores lutam há anos pela restauração da vila, mas só ouvem promessas e cada dia um pouquinho da história se perde.

Ficamos na Vila por mais de três horas e nossa vontade era passar o dia.  Espero que as autoridades se comovam e um dia eu ainda possa ver a Vila Maria Zélia restaurada.

Saiba um pouco mais da história:

http://youtu.be/0CJoe3BJdzk






 







22.8.11

PhotoImage II

O maior evento de fotografia da América Latina encerrou mais uma edição com sucesso.
A PHOTOIMAGEBRAZIL reuniu as principais tendências de tecnologia e desenvolvimento de produtos de imagem. A era digital e a convergência de tecnologias de imagens fizeram com que o evento se tornasse muito mais abrangente e hoje temos a presença de empresas fornecedoras de tecnologias de outros segmentos da produção de imagens.


Participar da Feira foi um grande aprendizado. Estivemos ao lado de grandes profissionais da área, trocando idéias, ouvindo dicas, absorvendo novidades. Foi maravilhoso.


Veja mais algumas fotos do evento:



Fotógrafo Danilo Russo



 Luiz Garrido

 Altair Hoppe
 Clicio Barroso
Adriane Galisteu participou da abertura da Feira e brincou de fotógrafa.

19.8.11

Dia Mundial da Fotografia - 19 de agosto

 
Em um mundo completamente imagético como é o nosso hoje, a fotografia está presente em todos os momentos. Seja de câmeras comuns, digitais, de celulares, a imagem se tornou um elemento central nesse mundo midiatizado.

Mas se hoje a fotografia tem esse lugar de destaque, podendo ser alterada, transformada e manipulada, muito se deve aos inventores deste conceito.

Dois franceses merecem destaque nessa descoberta: Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre. Niépce foi o precursor, unindo elementos da química e da física, criou a héliographie em 1826. Nesse invento ele aliou o princípio da “câmara obscura”, empregada pelos artistas desde o século XVI, à característica fotossensível dos sais de prata. Após a morte de Niépce, Daguerre aperfeiçoou o invento, rebatizando-o como daguerreótipo.
Dia Mundial da Fotografia
Por essa época um francês radicado no Brasil, Hércules Florence, desenvolvia também experimentos que levariam ao mesmo resultado. Mas o advento da fotografia foi anunciado ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, em 19 de agosto 1839.

De lá pra cá a fotografia evoluiu muito e foi a grande responsável por “apresentar o mundo” à humanidade. Mesmo com o surgimento de outras formas de exibição de imagens (cinema, televisão, computador) a fotografia continua sendo a única "capaz de captar a alma humana". Ou, como diria Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos "fotografar é captar o momento decisivo".

Fonte: www2.portoalegre.rs.gov.br


Para ilustrar esse texto e comemorar o Dia Mundial da Fotografia, abaixo, foto de Tom Jobim feita por Luiz Garrido, quem nós tivemos o prazer de conhecer pessoalmente e assistir uma de suas palestras.


17.8.11

PhotoImage

Olá.
Nesta semana estaremos conferindo as novidades da PhotoImageBrazil - Feira Internacional de Imagem.
E, claro, vamos contar um pouquinho do que vimos para vocês.


1º Dia.



Fernando escolhendo sua próxima objetiva. (rsrs)


                                           Eu sou Nikon. 

                                          Ah! Eu sou Canon também, vai!

3.8.11

1 e 2 Anos Lívia - Fotolivros

Olá!
Post duplo hoje. Os Álbuns de 1 e 2 anos da Lívia, uma gatinha esperta, dá vontade de "apertar".
A titia da Lívia viu nosso trabalho, gostou e fez dois Fotolivros.

Acabamento: capa dura impressa e laminada
Papel: couché 170g/m²
Tamanho: 21 x 29 cm
Orientação: Paisagem

Viu só! Mesmo que eu não tenha fotografado seu evento você pode fazer um álbum super criativo e personalizado, assim como os da Lívia. Você só precisa ter as fotos o resto: deixa que eu faço!
Mas, se você quiser que eu fotografe seu evento, entre em contato gisartor@hotmail.com e confira nossos pacotes.

Um beijo e espero que gostem!

Dica: Para visualizar o álbum clique no ícone Fullscreen abaixo.
1 Ano Tema: Palhaços


2 Anos Tema: Minnie Mouse